"A Marina não era defendora da ecologia?(...)É só interesse próprio,que acontece?(...)Valorizo muito meu voto e não gosto de ser manipulado,estou assistindo todos os debates" (W.L -BH)
Marina Silva era do PT, mas aceitou convite para integrar o PV. Ela era ministra do Meio Ambiente, mas ao sair em maio de 2008, argumentou que sentia dificuldades de setores do país para cumprir agenda ambiental federal e que só conseguia o cumprimento com a interferência pessoal do presidente Lula.
A "neutralidade" anunciada pelo Partido Verde nas eleições é no mínimo estranha e decepcionante para um eleitorado cansado de artimanhas eleitorais e que busca definições claras na política do país. Até o momento a idéia popularizada do PV seria a de um partido desvinculado de interesses de grupo de poder, basicamente calcado em aspectos ideológicos e éticos. Por esse motivo a disposição em apoiar o PSDB - partido com proposta contrária aos interesses desta ideologia e que integrava os estados que não cumpriam com a agenda ambiental federal - causou polêmica e obrigou o PV a retroceder para evitar confronto com o eleitor.
No entanto a omissão de um apoio, após uma pretensa "avaliação programática" ( Marina Silva apresentou uma série de exigências a Dilma Roussef e a José Serra) soa como uma "omissão estratégica", como se houvesse intenção de agradar gregos e troianos, o que em matéria política não repercute positivamente. O eleitor brasileiro, cansado do teatro de promessas vazias, quer clareza e realidade nos seus representantes políticos.
Mesmo considerando que Dilma Roussef e o Partido dos Trabalhadores apresentaram um compromisso claro em relação ao programa proposto pelo PV e que o PSDB teria "negligenciado aspectos importantes em troca de seu apoio"( declaração textual de Marina Silva) , não houve a definição de apoio anunciada. Na opinião geral de cientistas políticos a indefinição de Marina Silva não a favorece politicamente, principalmente se a intenção for a disputa da Presidência da República no futuro. (AC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário