quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sete em cada dez ex-presidiários voltam ao crime, no Brasil



No Brasil, sete em cada dez presos que deixam o sistema penitenciário voltam ao crime, uma das maiores taxas de reincidência do mundo, disse nesta segunda-feira (5) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. Segundo ele, atualmente cerca de 500 mil pessoas cumprem pena privativa de liberdade no Brasil. “A taxa de reincidência no nosso país chega a 70%. Isto quer dizer que sete em cada dez libertados voltam ao crime. É um dos maiores índices do mundo”.

A declaração do ministro foi feita durante a assinatura de renovação de parceria entre o CNJ e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) dentro do programa Começar de Novo, que prevê a criação de vagas para detentos e ex-detentos no mercado de trabalho e em cursos profissionalizantes.

“O programa Começar de Novo visa à sensibilização de órgãos públicos e entidades da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional aos presos e egressos do sistema carcerário. O objetivo do programa é promover a cidadania e, consequentemente, diminuir a criminalidade”, disse Peluso.

fonte: Redação JCNet

Um comentário:

  1. Quem trabalha no meio sabe, vê e ouve todo dia que o preso fala em retornar ao crime assim que pisar o pé na rua. Que as pessoas humildes, trabalhadoras as quais esses deliquentes chamam nos de "Zé povinho", porque trabalham e não tem dinheiro para eles roubarem, ai pergunto: o que os presos são então? já que ricos não são, pobres de alma e coração, resto da sociedade? Não resto não, porque todo mundo sabe escolher o que quer para si e para sua familia,mesmo que seja adotivo, então eu vou mais além: de 9 a cada 10 presos voltam a matar e roubar (latrocínio), assaltar, aterrorizar familias, trabalhadoras, sem contar os estupradores, estelionatários. Não adianta, não dá para absorver de volta um cara que depois disso tudo fala que vai coltar a sociedade, vamos dizer sua "comunidade", porque sociedade está muita minimalista, muita separação de valores, então é impossivel meu caro, recompor um preso a ser "cidadão" de volta.

    ResponderExcluir